Livros com crianças e adolescentes para se apaixonar

em 14 de out. de 2021

Olá, Bookaholics!

  O mês de outubro é marcado pelo feriado do dia 12, de Nossa Senhora Aparecida e conhecido por ser também o Dia das Crianças. Por isso, resolvi trazer para vocês uma lista dos meus livros favoritos com crianças e adolescentes. 

  Eu coloquei gêneros bem variados, para tentar agradar a todos e citei os temas abordados, sempre lembrando que é bom verificar a classificação etária, caso o leitor seja menor de 18 anos ou sensível a alguns gatilhos.


Então vamos conferir a minha seleção:


◉ A mais pura verdade - Dan Gemeinhart



Resenha: Aqui
Compre: Aqui

Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Mark ganhou meu coração todinho. Livros com doenças sempre me deixam bem abalada, mas Mark é um garotinho tão forte! Ele embarca em sua aventura com apenas uma câmera e a companhia do seu cão, e tudo que queremos é poder colocar ele em um potinho e cuidar.

Gênero: Drama, YA
Temas abordados: doenças 

◉ O instituto - Stephen King


Resenha: Aqui
Compre: Aqui


Sinopse:  O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal.
No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos. Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Eu amooo quando King coloca crianças em seus livros! O instituto foi uma das minhas leituras favoritas desse ano, e ver a união entre as crianças é linda demais.

Gênero: Ficção, terror, fantasia, suspense e mistério
Pode conter gatilho para pessoas mais sensíveis.

◉ O elefante - Peter Carnavas


Resenha: Aqui
Compre: Aqui

Sinopse: O pai de Olive está triste. Muito triste. Ele sente uma tristeza tão grande, que a garota imagina esse sentimento como um imenso elefante que o segue por toda parte. Todos os dias ela vê o elefante e deseja que ele vá embora. Até que, com a ajuda do avô e do amigo Arthur, ela resolve afugentar o elefante. Uma abordagem delicada, rara e única sobre as emoções e de questões como perda, tristeza, solidão, amizade e amor. Calorosa e reconfortante, a história de Olive mostra que é possível nos livrar do animal cinza que nos acompanha quando ficamos tristes ou pessimistas. Lindamente escrito, este romance do aclamado autor e ilustrador Peter Carnavas ficará com você por muito tempo depois que você ler a última página.


Um livro para deixar nosso coração quentinho. Olive faz tudo de para colorir a vida das pessoas ao seu redor, mesmo sofrendo com a perda da mãe.

Gênero: Infantojuvenil
Temas abordados:
Luto, família

◉ Anne de Green Gables - Lucy M. Montgomery


Resenha: Aqui

Sinopse: Marilla e Matthew Cuthbert são um casal de irmãos que vive na fazenda de Green Gables, na fictícia cidade de Avonlea. Os dois, necessitados de alguém para ajudar nos afazeres domésticos, decidem adotar um menino. Feito o contato com o orfanato, Matthew parte para encontrar o garoto, mas grande é a surpresa dele quando se depara com uma menina de longos cabelos ruivos e olhos verdes, trajada com um vestido maltrapilho. Era a jovem Anne Shirley. Com pena da jovem, Matthew a leva, e a reação acima... bem, foi como Marilla encarou a presença de Anne pela primeira vez. Com o passar dos capítulos, a convivência com a jovem vai se tornando cada vez mais divertida e alegre, até o ponto em que ela se torna parte da família de vez. Esta obra, para além de seu aparente caráter infantojuvenil, traz profundas e belas reflexões sobre a vida.

Anne mostra como o amor e uma família pode mudar a vida de uma criança. Nossa amada ruivinha falante sabe deixar amor e alegria por onde passa.

Gênero: Infantojuvenil
Temas abordados:
Bullyng, identidade, família

◉ Extraordinário - R. J. Palácio


Resenha: Aqui
Compre: Aqui

Sinopse: August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Por esse motivo, havia sido educado em casa e nunca frequentou uma escola normal... até agora. Se ser um aluno novo é difícil, imagine ainda quando se tem um rosto tão diferente. Então, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

Auggie é meu personagem favorito do mundo literário! Um livro lindo, que deveria ser lido por todos!

Gênero: Infantojuvenil
Temas abordados:
Bullying, identidade

◉ It - Stephen King


Compre: Aqui

Sinopse:  Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Amo que podemos acompanhar as crianças em sua luta contra o famoso It, e acompanhá-los quando adulto! King sabe realmente fazer livro com crianças!

Gênero: Suspense e Mistério, Terror, Horror
Pode conter gatilho para pessoas mais sensíveis.

◉ A garota que não se calou - Abi Daré


Resenha: Aqui
Compre: Aqui

Sinopse:  A garota que não se calou conta a história de Adunni, uma jovem que, mesmo tendo crescido em uma vila rural nigeriana, almeja por estudar e ser ouvida.

Após ser vendida pelo pai para ser a terceira esposa de um homem ansioso para que ela lhe dê um herdeiro, Adunni foge, buscando transpor os obstáculos da pobreza, do machismo e de uma sociedade arcaica. Corajosa, Adunni vai contra todos aqueles que dizem que ela não pode sonhar.

A luta de uma garota que sonha em se tornar professora, e que não desisti e passa por cima de todas as dificuldades. Mesmo sendo um livro fictício, não deixa de ser baseado na realidade de muitas jovens.

Gênero: Drama
Pode conter gatilho para pessoas mais sensíveis.

◉ Passarinha - Kathryn Erskine


Resenha: Aqui
Compre: Aqui
 
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso, mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Uma leitura deliciosa e que trata com muita leveza a Síndrome de Asperger. Caitlin é maravilhosa, e se tornou junto com Auggie uma das minhas favoritas.


Gênero: Drama
Tema:
Síndrome de Asperger

◉ Confissões - Kanae Minato

 
Resenha: Aqui
Compre: Aqui

Sinopse: Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar.O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão.Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo. 
Com uma escrita direta, elegante e assustadora, Kanae Minato mostra por que é considerada a rainha dos thrillers no Japão.

Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira.

Esse livro já mostra um lado sombrio das crianças, e eu gostei bastante da forma como a autora desenvolveu a trama.

Gênero: Suspense e Mistério
Pode conter gatilho para pessoas mais sensíveis.


Essas foram as escolhas de hoje. Já leram algum desses? Quais me indicam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo