[Resenha] Harry Potter e a pedra filosofal - J.K. Rowling

em 16 de out. de 2021

Título: Harry Potter e a pedra filosofal
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2020
Páginas: 256
CompreAmazon;
Classificação: ✮✮✮✮✮
Sinopse: Há 20 anos a magia aterrissou no Brasil com a chegada de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Para comemorar este aniversário tão especial de um dos livros mais vendidos da história, a Rocco lançou esta coleção de luxo em edição limitada com os sete livros em capa dura, com ilustrações de Brian Selznick (vencedor da Medalha Caldecott) e Mary GrandPré. Uma novidade que irá encantar novos leitores e fãs que acompanham a série por todos esses anos. Venha explorar esse universo mágico! Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.

   Esse ano resolvi fazer várias releituras, e entre elas está a minha série favorita da vida: Harry Potter! Aproveitei que ganhei esse box maravilhoso do meu namorado, a edição comemorativa de 20 anos. Então irei trazer a resenha de todos os livros por aqui.

  No primeiro livro iremos ser introduzidos a esse universo mágico conhecendo Harry Potter, filho de Tiago e Lílian Potter que foram assassinados por um poderoso bruxo, quando ele ainda era apenas um bebê. Assim Harry acabou crescendo com seus tios, que não eram bruxos e abominavam todo esse mundo sobrenatural.

  Após 11 anos vivendo num armário sob a escada e sendo maltratado pelos tios e por seu primo gorducho, sua vida muda completamente quando ele descobre toda a verdade e de alguém que sempre foi ignorado a vida toda, encontra um outro mundo no qual ele é incrivelmente famoso por ser o garoto que matou você-sabe-quem.


  Ah que delícia que foi sentir a nostalgia lendo esse livro e voltando para minha infância. Nesse primeiro volume iremos conhecer o mundo mágico da escola de Hogwarts, e todos os seus segredos. E todos os personagens são fantásticos, tantos os protagonistas quanto os secundários.

 O destaque vai para Rony e Hermione, que junto com Harry, formam meu trio de amigos favorito do mundo literário. O companheirismo que eles desenvolvem é muito bom de acompanhar, e dá vontade de se juntar a eles e viver todas essas aventuras juntas. Outro que tem meu amor é Dumbledore, com sua inteligência excepcional e sempre com frases de efeitos que nos fazem refletir, sua participação não é tão grande nesse livro como nos outros, mas é um personagem que irá se tornar o favorito de todos nós.

  A ambientação e o mundo mágico dão aquele toque especial para a trama, com feitiços e muito quadribol (esporte dos bruxos), sem contar as criaturas mágicas que podemos encontrar durante a leitura. E com sua linguagem fluída, e um vocabulário próprios para o mundo mágico que J.K. inventou, é impossível não se apaixonar por esse universo.

  E o que falar de Hogwarts? Quem nunca sonhou em receber um carinha falando que foi aceito na escola de magia e bruxaria. A autora conseguiu desenvolver um mundo a parte, com escadas que se movimentam, quadros que falam e fantasmas que são as mascotes da escola.

E não é a toa que essa é minha série favorita, então se vocês ainda não conhecem esse universo mágico, corre se jogar nessa trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Topo