[Resenha] O instituto - Stephen King

em 5 de jul. de 2021

Título: O Instituto
Autor: Stephen king
Editora: Suma de letras
Ano: 2019
Páginas: 544
CompreAmazon
Classificação: ✮✮✮✮✮
Sinopse:  O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal.
No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos. Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

     Na trama iremos conhecer Luke, um garoto de 12 anos que é um gênio e já está pronto para entrar na faculdade. E tudo muda em uma noite: os pais de Luke são assassinados e o garoto é sequestrado. Ao acordar descobre estar num quarto que é igual o seu, mas não é sua casa. Ali, ele descobre estar com outras crianças na mesma situação e o lugar é chamado de O Instituto, uma instituição que faz experimentos em crianças com poderes paranormais.

  O instituto é dividido em dois lugares: A parte da frente, em que as crianças permanecem alguns dias enquanto são testadas e A parte de trás, na qual coisas horríveis acontecem e ninguém nunca mais volta são de lá. E é lá que ele conhece as melhores amizades que podia ter: Kalisha, Nick, George, Iris e o pequeno Avery, um garotinho de apenas 10 anos. Luke percebe que é quase impossível escapar do lugar, e junto com seus amigos bolam um plano para que possam tentar manter a sanidade e sair do Instituto vivos.


   E mais uma vez meu autor favorito entregou uma trama intensa, que nos faz mergulhar na leitura e nos desperta todos os sentimentos. O real terror do livro é acompanhar crianças indefesas sendo torturadas por adultos, em lugar que ninguém no mundo sabe que existe.  

   A amizade das crianças é tão forte, que deixava meu coração quentinho em ver como eles eram unidos e ingênuos. Um destaque especial para Avery e Luke que formaram uma dupla imbatível, que me arrancou várias lágrimas durante a leitura.  Em O instituto temos um carrossel de emoções, algo que é bem clássico no estilo de escrita do King.

  O início da leitura foi mais devagar, pois acompanhamos o ex-policial Tim tentando encontrar um destino para a sua vida e não entendemos o motivo da apresentação daquele personagem, mas depois ele se conecta brilhantemente com o enredo. O instituto foi uma leitura que passou voando, pois flui extremamente bem e deixa o leitor instigado para saber as respostas de todo o mistério acerca da trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo