[Resenha] Salomé - Oscar Wilde

em 19 de out. de 2021

Título: Salomé
Autor: Oscar Wilde
Editora: Principis
Ano: 2021
Páginas: 80
Compre: Amazon
Classificação: ✮✮✮✮
Sinopse: Salomé, a bela dançarina da dança dos sete véus apaixonada por João Batista, o profeta, usa de todos os artifícios para conquistá-lo, mas nenhum deles consegue abalar o homem de fé. Irada, decide vingar-se pela rejeição sofrida. Aproveitando-se do insistente pedido de seu tio e padrasto Herodes, Salomé aceita dançar para entreter os convidados com a promessa do tetrarca de dar à jovem tudo o que ela desejasse, até a metade de seu reino. A cena final de Salomé, de Oscar Wilde, é estranhamente perturbadora e inesquecível.

   Salomé é uma jovem princesa, filha de Herodias, tem uma beleza excepcional e é conhecida pela dança dos sete véus. Ela se apaixona pelo profeta Iokanaan (João Batista), mas é rejeitada e ele acaba despertando sua ira. Assim, ela resolve pedir a cabeça do homem de fé para seu tio e padrasto Herodes.


    A história original é um episódio bíblico, no qual Salomé pede a cabeça de João Batista numa bandeja de prata. Nessa versão escrita por Oscar Wilde, a trama é retratada no formato de uma peça teatral e mesmo com poucas páginas, podemos ver todo o erotismo que o autor inseriu. Salomé é uma personagem sensual, que sabe como usar seu poder feminino para conseguir tudo o que deseja, e quando rejeitada por Iokanann, enfrenta um novo sentimento que desperta toda a sua ira e assim resolve que terá esse homem para si de qualquer maneira.

   O autor consegue mostrar o como a rejeição faz a jovem, que sempre teve tudo o que quis, se tornar vingativa e tomar decisões sem pensar em suas consequências. Apesar de curtinho ele entrega uma intensidade que faz o leitor perceber o lado cru do desejo humano.

   Podemos sentir a tensão nos minutos finais do livro, e temos um desfecho de tirar o folego e bem no estilo de Oscar Wilde. O livro está em formato de peça de teatro e acontece em apenas um ato, mas seu formato poético e trágico nos entrega uma leitura intensa e sensual.



Livro cedido em parceria com a editora Principis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo