[Resenha Nacional] Auto de João da Cruz - Ariano Suassuna

em 6 de out. de 2021

Título: Auto de João da Cruz
Autor: Ariano Suassuna
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2021
Páginas: 200
CompreAmazon;
Classificação: ✮✮✮✮✮
Sinopse: O Auto de João da Cruz, na medida em que se baseia no tema secular da disputa de uma alma entre o demônio e os emissários divinos, tudo terminando num julgamento, faz indubitavelmente um pendant com o Auto da Compadecida, cinco anos posterior, mas se neste o elemento cômico domina tudo, nas falas do primeiro encontramos vários dos momentos de maior lirismo na obra de Ariano Suassuna.

   A história tem como protagonista João da Cruz, um jovem que sempre foi ambicioso e que está cansado de sua vida como carpinteiro e da pobreza em vive. Após receber uma proposta que pode mudar sua vida e levá-lo a riqueza, João aceita trocar sua alma pela vida que sempre almejou. E assim, começa a disputa pela alma do jovem, de um lado temos o demônio e do outro, os emissários divinos.


  Ariano Suassuna sempre foi um grande defensor da cultura brasileira, e aqui temos mais uma obra sensacional do autor. Inspirado em três cordéis e no dilema de Fausto, Ariano criou uma trama que mostra como a ambição pode fazer com que o ser humano perca todos os seus valores.

  Escrito em formato de teatro, a leitura é bem fluida e gostosa de acompanhar. O livro nos faz refletir bastante sobre como a cobiça pode nos deixar cego, e o que realmente importa são os pequenos momentos da vida e as pessoas que estão ao nosso redor. O julgamento final de João da Cruz, também nos faz pensar em todas as atitudes que tivemos e como seria se estivéssemos em seu lugar.


“Reaja contra esse esquecimento que a impede a memória de seus erros. É um esquecimento criminoso, pois foi você mesmo quem o escolheu. E se você se obstinar em permanecer nele, os erros que você cometeu no passado são bastante para conduzi-lo à perdição!”

E tem um cupom especial para vocês!
30%OFF no site Playlivros.
CUPOM: AUTORES30
Neste link: https://www.playlivros.com.br/novafronteira
(OBS: Dependendo da data de visualização desse post, o cupom já pode ter expirado)


Livro cedido em parceria com a editora Nova Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo