[Resenha] A garota que não se calou - Abi Daré

em 10 de mai. de 2021

Título: A garota que não se calou
Autor: Abi Daré
Editora: Verus; TAG Livros
Ano: 2021
Páginas: 352
Compre: Associados TAG 
Classificação: ✮✮✮💝
Sinopse:  A garota que não se calou conta a história de Adunni, uma jovem que, mesmo tendo crescido em uma vila rural nigeriana, almeja por estudar e ser ouvida.

Após ser vendida pelo pai para ser a terceira esposa de um homem ansioso para que ela lhe dê um herdeiro, Adunni foge, buscando transpor os obstáculos da pobreza, do machismo e de uma sociedade arcaica. Corajosa, Adunni vai contra todos aqueles que dizem que ela não pode sonhar.

     O livro conta a história de Adunni, uma menina nigeriana de 14 anos que cresceu numa vila rural e tem o sonho de estudar, ser ouvida e um dia se tornar professora. Sua mãe sempre foi sua maior incentivadora, e trabalhava duro para que pudesse pagar a escola de Adunni. Porém, ela acaba falecendo muito cedo e a jovem precisa largar os estudos e começa a cuidar da família.

     Mas ela vê seus objetivos de vida mudarem quando seu pai a vende para ser a terceira esposa de um homem muito mais velho, que deseja um herdeiro. E assim Adunni é enviada para casa de Morufu, e terá que conviver com as duas outras esposas do marido e o fato de ter que ter um filho rápido, e acaba vendo seus sonhos ficarem cada vez mais longe. Corajosa como ninguém, a jovem enfrenta todos que a querem calar e luta bravamente pelos seus sonhos.



      A garota que não se calou é um dos melhores livros que li esse ano, e um dos mais emocionantes. A trama conta mais que a história de Adunni, ela conta a vida real de milhares de meninas nesse mundo, que vivem a mesma realidade e sonham com uma vida melhor. Cada página me deixava com o coração na mão, e tudo que eu queria era abraçar e acolher a jovem e dizer que tudo iria ficar bem. E o mais tocante era que ninguém precisava dizer isso a Adunni, pois ela sabia e tinha a confiança de tudo ficaria bem e ela conseguiria realizar seu sonho. O livro tem conteúdo que pode causar gatilho em pessoas mais sensíveis.

                                                  “Amanhã será melhor que hoje

     A personagem já nos ganha na primeira página, e a ingenuidade de Adunni faz ela criar um laço muito importante com o leitor. Um ponto que vi que tem incomodado muito gente é a forma como foi escrito o livro, e eu discordo disso, pois para mim foi algo fundamental para a trama. O livro contém vários erros ortográficos e de concordância e o motivo é que essa é a forma como Adunni fala, então a autora resolveu ir além e mostrar para o leitor como era o aprendizado da jovem. E foi de lindo ver ela evoluindo e sua escrita ir mudando enquanto ela aprendia coisas novas e foi uma forma adicional para notarmos a evolução de Adunni. Outro ponto bem legal da leitura foi conhecer mais sobre a Nigéria, e ir aos poucos mergulhando na sua cultura e alguns dialetos.

     Eu aprendi mais com uma jovem de 14 anos, do que teria aprendido em outros livros com adultos. A autora nos mostra uma trama de perseverança, e que não tem uma quebre no ritmo pois sempre tem algo acontecendo. E apesar do conteúdo ser pesado, é um livro que nos toca profundamente!

    A TAG tem sido um investimento maravilhoso, e não me decepcionou até agora. A edição foi em parceria com a editora Verus, e ficou linda e com uma diagramação que torna a leitura bem fluída, dividido em vários capítulos e do jeito que eu gosto!

Na caixinha do mês de abril eu recebi:

- Livro: A garota que não se calou, e uma luva protetora.

- Um mimo literário: um copo americano escrito: A hora da saideira em homenagem Clarice Lispector.

- A revista do mês com informações sobre o livro.

Todos os meses irei receber uma caixinha e vir aqui mostrar para vocês, minha caixa de maio ainda não chegou e estou ansiosa já. Também comprei kits passados, pois não me aguentei e tive que comprar mais haha

Lembrando que usando meu código NIC2HZZO, você ganha 30% de desconto na primeira caixinha da TAG livros!


Foto Kit Inéditos Abril fechado - TAG INÉDITOS

Foto Kit Inéditos Abil aberto - TAG INÉDITOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo