[Resenha] A pintora de henna - Alka Joshi

em 11 de ago. de 2022

Título: A pintora de Henna
Autor: Alka Joshi
Editora: Verus
Ano: 2022
Páginas: 352
CompreAmazon;
Classificação: ✮✮✮✮✮ 💓
Sinopse:  Um retrato vívido e irresistível da luta de uma mulher em busca de realização pessoal e profissional, em uma sociedade que oscila entre a tradição e a modernidade. A pintora de henna abre ao leitor a porta para um mundo ― a Índia pós-independência ― que é ao mesmo tempo exuberante e encantador, duro e cruel.

Fugindo de um casamento abusivo, Lakshmi, de dezessete anos, acaba indo parar na vibrante Cidade Rosa de Jaipur, nos anos 50. Ali, ela se torna a artista de henna ― e confidente ― mais requisitada pelas mulheres da alta sociedade indiana. Mas, guardando os segredos dos ricos, ela jamais pode revelar os seus próprios...

Conhecida por seus desenhos maravilhosamente intrincados e pelos conselhos sábios, Lakshmi deve agir com discrição e cuidado para evitar as fofocas invejosas que poderiam destruir sua reputação e acabar com seu sustento. Enquanto persegue o sonho de ser independente, ela é surpreendida por seu marido, que a localizou depois de muitos anos e ainda trouxe uma jovem espirituosa a tiracolo ― uma irmã que Lakshmi nunca soube que tinha.

De repente, a vida que ela criou para si com tanto cuidado é ameaçada. Lakshmi está determinada a seguir em frente e conquistar tudo o que deseja, mas o passado pode se colocar em seu caminho. Com personagens vibrantes, cenários suntuosos e prosa envolvente, A pintora de henna é uma leitura inesquecível.

 Esse foi o livro enviado pela TAG livros em janeiro de 2002, escrito pela autora indiana Alka Joshi. Perfeito para quem saber mais sobre a cultura do país, e suas tradições.

A trama se passa nos anos 50 e se concentra em Lakshmi, uma mulher de 30 anos que para fugir de um casamento cheio de violência foge de sua cidade para tentar ir atrás de uma vida melhor. Sua fuga trouxe para seus pais muitas mágoas e decepções, e a acabou manchando a imagem de sua família na vila em que moravam. Após conseguir se estabilizar na cidade de Jaipur, Lakshmi começa a construir sua própria casa e tem um único sonho: conseguir juntar dinheiro o suficiente para que seus pais possam ir morar com ela e também terem uma vida melhor. Seu talento com os desenhos com henna se espalha por toda a Jaipur, e assim ela consegue levar uma vida estável, atendendo as mulheres mais ricas da cidade e juntando todo o dinheiro que pode para atingir seus objetivos.

Mas seu mundo desaba quando o marido que ela tanto lutou para fugir bate a sua porta, com uma jovem de 13 anos e muitas revelações. A garota é Radha, uma irmã que ela nunca soube que existia, pois nasceu somente após a sua fuga. Além de descobrir a nova familiar, ela tem que lidar com a devastadora notícia de que Radha é toda a família que ela tem agora, pois seus pais faleceram. Assim, ela se vê em uma nova realidade em que terá que descobrir como criar uma adolescente, esconder os segredos que ela sempre evitou que todos soubessem e ver todo a sua agenda crescer.



Essa era uma leitura que eu estava querendo muito fazer, pois havia sido um dos livros indicado pela Reese Witherspoon no seu clube de leitura ( que eu sou apaixonadíssimaaa), então quando veio na caixa da TAG inéditod vocês nem imaginam minha felicidade, então já sabem, eu devorei esse livro.

É uma trama que a gente vibra, chora, ri e sente todas as dores dos personagens. Lakshmi me fez passar por diversas emoções, que era como se eu tivesse realmente vivendo a história. Os lugares são tão bem descritos, e a cultura e tradições foram muito bem explanadas para o leitor que parece que nós realmente viajamos até a Indía para viver com os personagens. A trama se passa na época da pós dependência da Índia, então muitas coisas ainda estavam em transição. Não conhecia a autora ainda, mas definitivamente entrou no meu roll de favoritas.

Os personagens são todos muito bem explorados. Lakshmi é uma mulher guerreira, que assumiu as rédeas de sua vida e batalha para ter a vida que ela sempre sonhou. Podemos ver a gritante diferença entre as família ricas que Lakshmi atende, e da qual ela precisa garantir a confiança, pois essa é a forma de fazer o seu negócio crescer. E do outro lado famílias pobres, que precisam ver seus entes queridos falecerem, pois não tem condições de ajudá-los.

Radha e Malik fazem parte do núcleo jovem da trama. Radha, uma criança que nunca teve acesso a muitas coisas, e cresceu vendo uma família magoada e que nunca aceitou a fuga da irmã. A jovem aprende tudo com a irmã, pois desconhecia diversas tradições e regras da sociedade, mas apresenta aquela rebeldia típica da idade, que questiona tudo e se rebela com as coisas impostas pela irmã, o que causa muitos problemas para Lakshmi.

Já Malik é o garoto de 8 anos que é o ajudante de Lakshmi,  e é o que ganhou meu coração nessa trama. Dono de um coração puro, ele faz de tudo pela patroa e a defende com unhas e dentes, se tornando parte de sua família. 

Vamos acompanhar as transformações nas vidas desses personagens, um livro poético que nos mostras a beleza e também as dores que a vida traz quando batalhamos para conseguir seguir nossos sonhos. O livro tem vários termos hindus, porém, no final do livro a autora trouxe um glossário para nos ajudar a se aprofundar mais ainda na cultura indiana, além de receitas de quitutes que encontramos durante a leitura.


O livro está sendo adaptado para se tornar uma série da Netflix, e o nome principal já cotado é de Freida Pinto. A continuação já foi anunciada no Brasil e está na pré-venda para usuários da TAG com o nome de: O guardião de segredos de Jaipur. E contará a história de Malik, o protegido de Lakshmi, e eu já vou logo colocar o meu como livro extra na caixinha.


E quem quiser assinar a TAG e ganhar 30% de desconto na primeira caixinha é só usar o meu código de indicação: NIC2HZZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Topo