[Resenha] O livro dos Baltimore - Joël Dicker

em 12 de abr. de 2021

Título: O livro dos Baltimore
Autor: Joël Dicker
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 416
CompreAmazon
Classificação: ✮✮✮
Sinopse: Marcus Goldman teve uma juventude inesquecível em Baltimore, ao lado dos primos e dos tios, a parte bem-sucedida de sua família e que ele tanto admirava. Mas a felicidade aparente não condizia com a realidade e o dia do Drama marcou o destino fatídico e inesperado de todos aqueles que ele mais amava.

Oito anos depois, Marcus ainda tenta montar o quebra-cabeça do Drama, lidar com as consequências e entender o que aconteceu. Desencavando o passado, reacendendo paixões e desvendando mistérios, ele decide escrever o próximo romance sobre sua família, numa tentativa de se libertar de antigos ressentimentos e redimir aqueles que foram punidos pelos infortúnios da vida.
Rivalidade, traição, sucesso, paixão e inveja: abordando temas presentes na vida de todos nós, Joël Dicker constrói brilhantemente o retrato de uma juventude, destacando a força do destino e a fragilidade de nossas maiores conquistas.

     Na trama iremos conhecer Marcus Goldman, um escritor que passou a juventude com os primos em Baltimore. A família se dividia em dois grupos: os Goldman-de-Baltimore (seus primos e tios, a parte rica da família) e os Goldman-de-Montclair (a família de Marcus, de classe média). A felicidade do jovem só era completa quando estava com os primos e os tios em sua luxuosa mansão.

   Mas uma tragédia abala Marcus e a família, e então ele resolve chamar esse acontecimento de Drama. Após anos, Marcus decide escrever um novo romance e se isola em sua casa na Flórida para escrever. O que ele achou que seria um sossego total, é abalado quando, por acaso, esbarra em um grande amor do seu passado.


       Bem, já começo avisando que está não é uma história feliz e o próprio acontecimento nomeado por Marcus como Drama mostra isso. Na trama Marcus resolve contar a história de sua própria família em seu próximo livro, uma promessa que havia feito ao seu tio antes de morrer. E é assim que entramos na família Goldman que é dividida em três partes:

  • - Antes do Drama: iremos conhecer a família e todas as suas histórias
  • - O Drama: Quando finalmente sabemos o que aconteceu
  • - Depois do Drama: Os desfechos da história dessa triste família.

     Eu me apeguei a todos os personagens, chorando e rindo em todos os momentos junto com eles. Não é meu estilo de leitura, mas foi uma surpresa deliciosa encontrar uma obra de tão rica qualidade. É uma trama com uma realidade familiar que pode acontecer com qualquer um e como atos impensados acabam tendo consequências devastadoras para todos em sua volta.

      A escrita de Joël Dicker é fantástica e no final tudo que eu queria era poder ler mais sobre a família Goldman que me ganhou tanto durante essa leitura. Já coloquei vários outros livros dele na minha lista!


                 












Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo