[Resenha Nacional] Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

em 20 de mai. de 2020


   
Título: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autor: Duda Porto de Souza; Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 208
CompreAmazon
Classificação: ✮✮✮✮
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.


      Eu já havia visto várias resenhas deste livro e ele sempre me chamou bastante a atenção, então quando foi disponibilizado para download gratuito eu não perdi a oportunidade. Eu já começo dizendo que esse é um livro que vale super a pena ter na estante para quem gosta de colecionar, pois sua capa e edição são belíssimas e contam com ilustrações maravilhosas e a capa é holográfica.
      No livro iremos encontrar mulheres que como diz o título, revolucionaram o Brasil. Algumas são bastante conhecidas, outras não tem o reconhecimento que deviam ter e mesmo assim todas são importantíssimas para a luta das mulheres até os dias de hoje. A apresentação das protagonistas brasileiras ocorrem em ordem cronológica e assim iremos conhecendo a revolução desde o começo dos tempos e até os dias atuais. Além das brasileiras apresentadas, temos no final uma parte que abre para aquelas não são naturais do Brasil mas também ajudaram a revolucionar.


Dandara de Palmares, Anitta Garibaldi, Maria da Penha e Olga Benário
     Essa é uma leitura que deveria ser obrigatória a todos para reconhecerem as grandes mulheres guerreiras que esse país já teve e tem. Eu li o livro em uma noite porque não conseguia mais parar e queria saber a vida de todas elas, não conhecia algumas e esse conhecimento foi fantástico. São poucos os livros brasileiros que destacam a luta feminista e eles merecem serem exaltados e reconhecidos pela sociedade.
      Foi uma leitura que mesmo após finalizada, eu continuei no livro pois comecei a fazer várias pesquisas para saber mais sobre a vida delas e de toda a sua luta. É um livro que podemos consultar sempre que quisermos mostrar como as mulheres podem ser fortes e extraordinárias.
   A edição é belíssima, todos os envolvidos nesse trabalho merecem palmas e especialmente as autoras que fizeram esse grande trabalho de pesquisa e exaltando as mulheres que sempre são apagadas da história. As ilustradoras fizeram caricaturas perfeitas retratando as mulheres mencionadas.
     Eu indico esse livro a todos, tanto as mulheres que devem conhecer as percursoras da nossa história e como toda a sociedade que não valoriza a luta feminina. É o que o ditado sempre diz: Mulher unidas, jamais serão vencidas.

3 comentários:

  1. Oi sua linda!! Vim correndo ler sua resenha quando soube que havia lido haha. Compartilho da mesma opinião. Eu li no formato digital, adorei saber sobre a edição física. Quero hahaha
    Beijos
    Resenha linda.
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li no formato digital mas vale super a pena a física!!
      Obrigada lindona!

      beijinhos

      Excluir
  2. Ooi esse livro eu já vi bastante opiniões e todas elas são boas ,tenho bastante vontade de ler ele e assim que conseguir vou vir falar aqui da experiência que foi ler esse livro beijos

    ResponderExcluir



Topo